5 livros sobre educação financeira e investimento que todo mundo deveria ler

Livros arranjados em círculo com livro flutuando no meio, realismo fantástico

Por Daniel Emidio

Lidar melhor com o próprio dinheiro é um dos principais objetivos para as pessoas que desejam ter independência financeira. Mas com tanta informação disponível no mercado, no primeiro momento, pode ser que fique tudo muito confuso.

Para ajudar nesta etapa, selecionei 5 dicas de livros que podem ser muito úteis.

Confira a seguir:

Pai Rico, Pai Pobre

Robert Kiyosaki conta em seu livro as lições sobre educação financeira que ele pode aprender ao longo dos anos com seus dois pais: um pai rico e um pai pobre. Apesar de ambos serem muito bem sucedidos em suas carreiras, os dois tinham visões muito diferentes sobre educação e dinheiro. Durante a leitura, o autor nos mostra porque apesar de algumas pessoas possuírem grandes qualificações e formações em suas carreiras, elas passam por dificuldades financeiras enquanto outras conseguem lidar melhor com o dinheiro.

Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho

Thiago Nigro, mais conhecido como “O Primo Rico”, tem um canal no Youtube com diversos vídeos que auxiliam seus seguidores a investirem melhor o seu dinheiro. Ele ensina neste livro os caminhos para atingir a independência financeira. Thiago se baseia em três pilares: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. A leitura é uma ótima opção para quem está aprendendo a lidar com o próprio dinheiro. Ele ressalta que antes mesmo de pensarmos em investimentos, temos que organizar as nossas finanças, para que nossos gastos não ultrapassem os nossos ganhos.

Me poupe!

Nathalia Arcuri é a criadora do canal do Youtube “Me Poupe!”, o maior canal de finanças da plataforma. A autora busca trazer na mesma dinâmica que seus vídeos (leves, diretos e explicativos) os ensinamentos sobre como lidar com seu dinheiro. Além disso, ela se dispõe a ajudar o leitor a conhecer mais sobre os tipos de investimentos e ensinar conceitos básicos da economia. Nathalia fala sobre como o movimento da Taxa Selic, por exemplo, interfere nas nossas decisões financeiras. Tudo isso da maneira mais clara e objetiva possível. Para quem pensa que os livros de educação financeira possuem termos muito técnicos, a publicação segue por outro caminho e traz ao leitor o tema de uma maneira muito didática.

O Poder do Hábito

Apesar de não estar diretamente ligado a dicas sobre educação financeira e investimentos, o livro O Poder do Hábito é um clássico. Charles Duhigg ajuda o leitor a entender os tipos de comportamento e o que nos leva a um bom ou mau hábito. É uma boa dica de leitura para quem quer aprender a lidar melhor com dinheiro. O livro explica como surgem os hábitos, sejam eles bons ou ruins, e como eles afetam a nossa vida. Quem nunca quis mudar um hábito? Comer mais alimentos saudáveis, praticar mais exercícios, ler mais livros, estudar mais sobre finanças, etc. Mesmo desejando esta mudança, poucos conseguem.

O autor nos apresenta nesta leitura os 3 estágios do ciclo de um hábito: Deixa, Rotina e Recompensa, e como podemos aplicar este ciclo em nossas vidas para construirmos um novo hábito, positivo.

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Algumas pessoas não se esforçam para estudar finanças porque acabam delegando para outros as decisões financeiras. Isso acontece, por exemplo, em casamentos quando apenas uma pessoa assume a gestão financeira da casa.

Gustavo Cerbasi identificou as principais dificuldades financeiras dos casais e reuniu dicas valiosas sobre como é possível conciliar os objetivos do casal, mesmo que estejamos falando de pessoas com perfis financeiros completamente diferentes. Considero uma leitura obrigatória para quem vive uma vida a dois e deseja aprender a lidar melhor com o dinheiro. O livro ensina a tratar o assunto em conjunto e Gustavo ensina como trabalhar as individualidades de maneira positiva para que ambos possam prosperar financeiramente.

E vocês, já leram algum dos livros citados? Quais dicas que estas leituras trouxeram de positivo a suas vidas e que puderam aplicar na prática? Compartilhem suas experiências nos comentários.

Texto elaborado pelo voluntário: Daniel Emidio

Revisão e edição: Lara Madeira

O Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais (AJ) é uma associação sem fins lucrativos que visa aproximar os brasileiros do mercado financeiro - www.ajmc.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store