pessoa faz compras online com cartao de crédito

Por Kelly Lidiane

Para ser possível a realização dos sonhos, há necessidade do controle financeiro, inclusive dos gastos paralelos. Eles podem comprometer grande parte da receita e desequilibrar o orçamento, causando o adiamento de uma conquista ou até mesmo fazer com que você não consiga alcançar um sonho ou realizar algo.

As pessoas que não têm o hábito de registrar as despesas, precisam com urgência mudar esse comportamento para poder ter a visibilidade de como a renda está distribuída, identificar a concentração dos gastos e tomar decisões para que esse cenário seja favorável.

O que acontece é que muita gente acaba só fazendo o controle das despesas fixas, mas, fica aqui uma sugestão valiosa: anote também — e principalmente — as outras despesas, essas paralelas às contas fixas do mês. Só quando você conseguir ter noção de quanto gasta de fixo e variável é que terá condições de ver para onde está indo seu dinheiro e ver como está dividido seu orçamento.

Sempre é possível identificar oportunidades de fazer o percentual do item investimento aumentar.

Algumas dicas de como diminuir as despesas fixas:

OBS.: por falar em cartão de crédito, hoje em dia a facilidade em comprar por aplicativo é enorme e com apenas um clique, pronto! — você acaba de adquirir uma nova despesa. Pode até ser um gasto, mas quando falamos que isso pode acontecer com frequência, ou seja, em maior quantidade, acaba se tornando um valor significativo.

Refletir sobre a importância do item antes da aquisição faz toda a diferença no final do mês. Afinal, quem já não ouviu a expressão: “Não sabia que R$15,00 virava R$800,00.” Muitos se surpreendem quando a fatura chega, porque gastam desenfreadamente pequenos valores que, no final do mês, representam uma grande parte da renda é destinada ao pagamento desses gastos que durante o dia-a-dia foram considerados baixos.

Portanto, o autocontrole é fundamental para que a saúde financeira seja preservada e as metas cumpridas!

Texto elaborado pela voluntária: Kelly Lidiane

Revisão e edição: Lara Madeira

O Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais (AJ) é uma associação sem fins lucrativos que visa aproximar os brasileiros do mercado financeiro - www.ajmc.br

O Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais (AJ) é uma associação sem fins lucrativos que visa aproximar os brasileiros do mercado financeiro - www.ajmc.br