Como o Marshmallow pode te ajudar a controlar as compras por impulso

pote de vidro cheio de marshmallows

Afinal, por que estamos falando sobre marshmallows?

menina comendo marshmallow

Dicas práticas para evitar as compras por impulso

Mulher com sacolas de compras
  • Primeiro pare e pense se o produto que você quer comprar é realmente necessário. Se sim, o inclua em seu planejamento financeiro para garantir que você tem mesmo o dinheiro para pagá-lo. Isso evita chegar a um desequilíbrio financeiro.
  • Faça pesquisas com antecedência, busque o melhor preço e prefira comprar à vista. Isto ajuda a conseguir um desconto e também não se enrolar em parcelas (principalmente se você não é uma pessoa muito organizada).
  • Não compre quando estiver triste ou irritado(a).
  • Espere um tempo antes de comprar alguma coisa (ajuda a ver se você realmente precisa dela).
  • Não entre em lojas “só para olhar” (e assim correr o risco de comprar o que não precisa).
  • Crie um orçamento que você pode gastar sem ter problemas e tome muito cuidado com a palavra promoção. O produto pode estar 50% de desconto do dobro do valor, por exemplo. Ou pode estar barato, mas você não precisa dele.
  • Dê preferência por produtos que você pode devolver caso você se arrependa da compra.
  • Não saia para fazer compras com uma pessoa que também seja impulsiva nas compras dela.
  • Faça uma lista de coisas que você realmente precisa comprar e procure se limitar a comprar o que está listado(essa dica vale muito para supermercado!).
  • Tenha objetivos para seu dinheiro. O que eu quero dizer aqui é que você deve ter planos de médio e longo prazo para o dinheiro que ganha. Dessa forma, é mais fácil evitar cair em tentações de consumo que vão dar prazer imediato, mas prejudicam seus planos maiores. Psicologicamente acabamos entendendo que aquele dinheiro que sobra tem um destino (o plano ou sonho) e evitamos gastar com supérfluos. Alguns exemplos de planos: viagem de férias, intercâmbio, comprar um novo celular, financiar um imóvel próprio e por aí vai.

--

--

O Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais (AJ) é uma associação sem fins lucrativos que visa aproximar os brasileiros do mercado financeiro - www.ajmc.br

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Ação Jovem do Mercado de Capitais

Ação Jovem do Mercado de Capitais

O Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais (AJ) é uma associação sem fins lucrativos que visa aproximar os brasileiros do mercado financeiro - www.ajmc.br