Conheça 3 verdades sobre começar a investir

Veja os segredos para realizar aplicações financeiras e receber juros

Por Carol Stange

Carol Stange por aqui para te ajudar com as suas finanças e hoje quero falar com todos aqueles que querem começar a investir. Sem dúvidas, fazer aplicações financeiras e receber juros, por isso, é um dos passos mais importantes da nossa vida financeira, mas existem alguns segredos para que seus esforços realmente sejam produtivos. Vou explicar melhor:

  • Verdade #1: Investir sem conhecer seus números não será efetivo

Eu sei, você vai dizer: “lá vem a Carol com essa coisa de anotar os gastos”. Mas olha só: quando não sabemos com precisão quanto ganhamos, quanto gastamos e para onde vai nosso dinheiro, vivemos no “achismo”. E nossa vida financeira não deveria funcionar nesse modus operandi, certo? Acredite: não conheço uma pessoa que não se surpreenda com seus gastos quando começa a anotá-los.

Mas há um outro segredo relacionado aos números que você precisa saber: a relevância dos aportes. Quando não se tem domínio sobre os gastos, as aplicações acabam sendo, com muita frequência, de valores abaixo do que poderiam ser, e com isso, a rentabilidade também fica aquém do esperado ou desejado. Disciplina na periodicidade dos aportes é muito importante, mas infelizmente, investir valores que não são significativos para o atingimentos dos objetivos estipulados não vai levar investidor nenhum adiante (pelo menos não na rapidez desejada).

A solução para ambas as situações é simples e chamamos de “se pagar primeiro”. Isso quer dizer que, ao receber sua remuneração, a prioridade deve ser destinar a parte referente aos investimentos para as aplicações e depois, viver com o que sobrar. É exatamente o contrário de “esperar sobrar para investir”. Percebe que querer começar a investir sem conhecer a Verdade #1 é querer chegar ao destino dirigindo com o freio de mão puxado?

  • Verdade #2: Investir pagando altos juros de dívidas não costuma ser produtivo

A “porta de entrada” para o mundo dos investimentos se chama Renda Fixa. Os investimentos que compõem a Renda Fixa são caracterizados por terem baixo risco e, por consequência, a rentabilidade desses produtos não costuma ser necessariamente, agressiva. Não acredito que investir para receber baixos juros seja a melhor opção quando se tem altos juros das dívidas para pagar.

A melhor solução para quem quer investir ,mas ainda tem dívidas é negociá-las. O ideal é pedir o abatimento dos juros e ir pagando de forma parcelada o montante total ou conseguir um desconto significativo para quitação à vista do débito. Clique aqui para conhecer o Guia da Negociação de Dívidas.

  • Verdade #3: Investir por investir não costuma ser o suficiente para manter sua motivação

Investir para quê? Qual o sentido de abrir mão do consumo imediato para simplesmente, “investir”? É preciso definir um motivo que nos impulsione a poupar. Sem essa mola propulsora, a motivação não dura por muito tempo, afinal, vamos concordar que passar vontade de comprar e consumir não é algo necessariamente divertido, certo?

Para que todo o processo leve você para mais perto da realização dos seus desejos, o primeiro passo é nomear esses sonhos. Em seguida, os precificamos e por fim, criamos metas para atingir esses objetivos definidos e projetamos o tempo total para a concretização do plano . O passo a passo fica assim:

Passo 1: Nomear

Passo 2: Precificar

Passo 3: Definir metas de aportes

Passo 4: Projetar o tempo total

O início da sua vida de investidor será certamente mais assertivo, rentável e rápido se você se preparar antes. Investir quando sobra, pagando altos juros de dívidas e ainda, sem um bom motivo que justifique o esforço todo, será tão produtivo quanto enxugar gelo. Pense nisso e conte sempre comigo para ajudar você na sua vida financeira!

Um beijo e vejo você no próximo conteúdo educativo sobre finanças pessoais e investimentos. Até mais!

O Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais (AJ) é uma associação sem fins lucrativos que visa aproximar os brasileiros do mercado financeiro - www.ajmc.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store