Conheça 5 oportunidades de carreira no mercado financeiro

Por Yasmim Tavares

O segmento de mercado financeiro vem passando por transformações históricas no Brasil. As constantes quedas na taxa básica de juros, a Selic, têm despertado mudanças na maneira do brasileiro investir. Muitos estão em busca de investimentos mais rentáveis, já que a tradicional conta poupança, e até mesmo os produtos de Renda Fixa, não tem apresentado bons retornos.

O reflexo desse movimento pôde ser observado pelo aumento no número de investidores pessoa física na bolsa brasileira em 2020. A B3 registrou 2,38 milhões de CPFs cadastrados em abril, uma alta de 41,8% em relação ao mesmo período de 2019.

Como consequência, a abertura de empresas dos setores financeiro e de investimentos vem crescendo. Para conseguir atender todas as demandas dos investidores, os escritórios estão aumentando o número de profissionais especializados para atuar nas mais variadas divisões presentes nestas áreas.

Confira, abaixo, algumas possibilidades para seguir carreira no mercado financeiro:

Analista de Investimentos

É o profissional responsável pela realização de análises sobre o cenário econômico e as condições de investimentos no curto, médio e longo prazo. A partir dos resultados alcançados, ele faz recomendações de ações e outros ativos disponíveis no mercado.Para orientar os investidores na tomada de decisão de venda, compra ou manutenção de um determinado produto, o analista de investimentos costuma utilizar dois tipos de metodologia: a análise técnica e a fundamentalista.

A primeira, análise técnica (ou gráfica) diz respeito ao estudo de gráficos e dados de preço e volume de ativos, como ações, índices e commodities. Com essas informações, é possível identificar as tendências do mercado. A análise fundamentalista, por sua vez, usa os indicadores financeiros de uma companhia e investiga o setor específico na qual ela está inserida para mensurar o quanto a empresa vale no mercado.

Para se tornar um Analista de Investimentos, é necessário ter o Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI), realizado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC).

Gestor de Investimentos

O gestor fica encarregado pela política de gestão das aplicações e tomada de decisões de investimento. Ao estudar o mercado, o profissional observa as oportunidades e decide quando é o momento de emitir as ordens de compra e venda de um ativo. As atuações dele devem sempre respeitar a política de investimentos do fundo, que é estabelecida no regulamento.

Este profissional precisa ter a Certificação de Gestores da ANBIMA (CGA) para atuar na gestão de recursos de fundos de investimento e de outros serviços de alocação de recursos.

Consultor Financeiro

A função da consultoria é orientar o cliente em suas decisões de investimento. O profissional utiliza o conhecimento técnico para apontar estratégias e recomendações de carteira de acordo com o perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado) da pessoa.

Além de analisar a estrutura patrimonial, o consultor financeiro busca compreender os objetivos de vida do cliente para sugerir as alocações que mais se adequam às expectativas do investidor.

O Certified Financial Planner (CFP) dá ao profissional o direito de exercer a carreira de Consultor Financeiro, auxiliando o cliente na tomada de decisão referente aos investimentos adequados para cada perfil.

Agentes Autônomos de Investimento (AAI)

Os AAIs, também conhecidos como assessores de investimentos, são responsáveis por apresentar e explicar todas as opções de investimentos disponíveis na plataforma da corretora para os clientes, mas sem fazer recomendações. As principais atividades deles são a distribuição e mediação de títulos, debêntures, ações, cotas de fundos de investimento e derivativos. Estes profissionais atuam através de uma Corretora de Valores Mobiliários e fazem a conexão entre o investidor e as aplicações financeiras.

Os agentes autônomos recebem uma determinada comissão por meio das participações em operações financeiras. Normalmente, quanto mais clientes eles tiverem e maior for o volume sobre administração, maior será a remuneração dos AAIs. Antes de começar uma carreira como Assessor de Investimentos, é preciso ser aprovado em uma prova de certificação realizada pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord) e ter registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Trader

É o investidor que tem conhecimento técnico na área, principalmente no segmento de renda variável, e busca valorizar o capital aproveitando as variações do mercado. As pessoas que atuam como traders costumam operar na bolsa com aplicação de estratégias de curto prazo, nomeadas como Day Trade e Swing Trade.

A operação de Day Trade acontece com a compra e venda de ativos no mesmo pregão. Ao traçar uma análise técnica, o investidor compra uma ação na baixa e vende na alta, com o objetivo de alcançar a valorização do papel no intradiário. Já na estratégia de Swing Trade, a pessoa mantém o ativo na carteira durante diferentes pregões. Ou seja, ela fica em posição “comprada” no mesmo produto em um período de dias ou semanas.

Para seguir a carreira de Trader, o profissional não precisa obter uma certificação específica. Ainda assim, é muito importante manter uma rotina de estudos para adquirir o conhecimento técnico necessário para atuar na Bolsa de Valores.

Texto elaborado pela voluntária: Yasmim Tavares

Revisão e edição: Lara Madeira

O Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais (AJ) é uma associação sem fins lucrativos que visa aproximar os brasileiros do mercado financeiro - www.ajmc.br

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Ação Jovem do Mercado de Capitais

Ação Jovem do Mercado de Capitais

O Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais (AJ) é uma associação sem fins lucrativos que visa aproximar os brasileiros do mercado financeiro - www.ajmc.br

More from Medium

Welcome to the Social House!

『Get over 20% rewards with Biswap』

Week 4: The End Game

How I Cope with the Hate