Empresas buscam mitigar a falta de representatividade no mercado de trabalho

O lançamento do programa de trainee apenas para negros pela varejista Magazine Luiza levantou a importância de olharmos para as minorias no mercado de trabalho

Por Livia Miranda Silva

Image for post
Image for post
Pessoas foto criado por freepik — br.freepik.com

O mercado de trabalho no Brasil e no mundo tem traços de uma história — a nossa — que sempre subjugou os negros. A população branca indiretamente se beneficiou de nosso passado manchado pela escravidão. A percepção de desigualdade em relação a cor é notória quando pensamos na remuneração hora/trabalho. Brancos atingiram R$ 17,00/hora em 2018 enquanto pretos R$10,10/hora (IBGE). É fato que os negros ainda têm mais dificuldade de acesso a oportunidades.

Pretos e pardos tem mais dificuldade à educação formal. Entretanto, o nível de instrução não é fator determinante a desigualdade. Há um racismo mascarado. Ainda segundo o IBGE, as pessoas brancas ganham cerca de 45% a mais do que as de cor preta ou parda.

Foto de Ola Dapo no Pexels
Foto de Ola Dapo no Pexels

Há um esforço para mitigar as desigualdades socais entre brancos e pretos. O Empreafro Consultoria em Recursos Humanos e Diversidade Étnico-Racial, nasceu em 2004, quando sua fundadora Patrícia Santos, sentiu a necessidade de auxiliar jovens negros a se desenvolverem profissionalmente.

http://empregueafro.com.br/

Observando a disparidade entre o número de líderes de empresas negros e pardos (16%) em relação aos brancos — 53% da equipe é formada por brancos — a varejista Magazine Luiza decidiu posicionar-se em relação a pauta racial. Sabendo que o caminho mais curto para se chegar à liderança é o programa de trainee, a ‘Magalu’ fará o Programa de 2021 de Trainee apenas para pardos e negros.

O programa é destinado a candidatos auto declarados preto ou pardo, formação em Dezembro/2017 a Dezembro/2020 e alinhamento a cultura da Magalu. Os aprovados farão a integração e uma imersão nas áreas de negócio.

Poderão atuar nas áreas: Comercial, Gestão de Pessoas, Marketing, E-commerce, Logística, Marketplace, Financeiro, Operações, LuizaLabs (área de tecnologia da Magazine Luiza). Maiores informações no link abaixo:

Além da Magazine Luiza, outras empresas têm vagas de estágio e trainee direcionadas a negros, como Bayer, Gerdau, P&G e Banco BV. A expectativa é a distância entre brancos e pretos diminua até não ser mais necessário nenhum tipo de cota e ter espaço para todos.

Written by

O Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais (AJ) é uma associação sem fins lucrativos que visa aproximar os brasileiros do mercado financeiro - www.ajmc.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store