Empresas buscam mitigar a falta de representatividade no mercado de trabalho
O lançamento do programa de trainee apenas para negros pela varejista Magazine Luiza levantou a importância de olharmos para as minorias no mercado de trabalho
Por Livia Miranda Silva
O mercado de trabalho no Brasil e no mundo tem traços de uma história — a nossa — que sempre subjugou os negros. A população branca indiretamente se beneficiou de nosso passado manchado pela escravidão. A percepção de desigualdade em relação a cor é notória quando pensamos na remuneração hora/trabalho. Brancos atingiram R$ 17,00/hora em 2018 enquanto pretos R$10,10/hora (IBGE). É fato que os negros ainda têm mais dificuldade de acesso a oportunidades.
Pretos e pardos tem mais dificuldade à educação formal. Entretanto, o nível de instrução não é fator determinante a desigualdade. Há um racismo mascarado. Ainda segundo o IBGE, as pessoas brancas ganham cerca de 45% a mais do que as de cor preta ou parda.
Há um esforço para mitigar as desigualdades socais entre brancos e pretos. O Empreafro Consultoria em Recursos Humanos e Diversidade Étnico-Racial, nasceu em 2004, quando sua fundadora Patrícia Santos, sentiu a necessidade de auxiliar jovens negros a se desenvolverem profissionalmente.
Observando a disparidade entre o número de líderes de empresas negros e pardos (16%) em relação aos brancos — 53% da equipe é formada por brancos — a varejista Magazine Luiza decidiu posicionar-se em relação a pauta racial. Sabendo que o caminho mais curto para se chegar à liderança é o programa de trainee, a ‘Magalu’ fará o Programa de 2021 de Trainee apenas para pardos e negros.
O programa é destinado a candidatos auto declarados preto ou pardo, formação em Dezembro/2017 a Dezembro/2020 e alinhamento a cultura da Magalu. Os aprovados farão a integração e uma imersão nas áreas de negócio.
Poderão atuar nas áreas: Comercial, Gestão de Pessoas, Marketing, E-commerce, Logística, Marketplace, Financeiro, Operações, LuizaLabs (área de tecnologia da Magazine Luiza). Maiores informações no link abaixo:
Além da Magazine Luiza, outras empresas têm vagas de estágio e trainee direcionadas a negros, como Bayer, Gerdau, P&G e Banco BV. A expectativa é a distância entre brancos e pretos diminua até não ser mais necessário nenhum tipo de cota e ter espaço para todos.