Evento online e gratuito promove inclusão de mulheres no mercado financeiro e terá banco de currículos

Fin4She Young Summit foi idealizado por Carolina Cavenaghi, uma das fundadoras da organização Fin4She, que busca promover a diversidade de gênero nas empresas do setor financeiro. Inscrições podem ser feitas até o dia 22/10

Por Naiara Bertão, para Valor Investe

Há quase um ano, Carolina Cavenaghi perdia o sono ao saber que o Woman In Finance Summit Brazil, evento sobre finanças para o público feminino que idealizou e organizou em sua antiga casa, a gestora Franklin Templeton, foi tão procurado que os 420 lugares no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp) não seriam suficientes para suportar as mais de 800 pessoas inscritas. Para ela, aquilo era prova viva de que havia muito interesse de mulheres para conversar sobre carreira no mercado financeiro e sobre finanças.

Agora, ela volta a organizar outro evento do tipo, mas focado em jovens mulheres e universitárias que queiram saber mais sobre carreira, empreendedorismo, investimentos, sustentabilidade e responsabilidade social. Vai acontecer no dia 22 de outubro o Fin4She Young Women Summit, em ambiente totalmente virtual e com um time de palestrantes de peso. O objetivo do fórum, que é totalmente gratuito, é trazer mais representatividade ao aproximar jovens de profissionais já estabelecidas na carreira.

Dessa vez, porém, Carolina está à frente da Fin4She, organização que fundou com Julia Borges, que busca promover a diversidade de gênero nas empresas do setor financeiro por meio de conteúdo nas redes, banco de currículos, eventos e cursos.

De acordo com a idealizadora do evento, a ideia de organizar um evento composto quase que exclusivamente por mulheres foi proposital.

“Hoje a ascensão a cargos de liderança é um dos maiores desafios, acredito que a inclusão tem de ser pensada desde o início da carreira. Caso contrário, muitas desistem e restam poucas para ascender. As mulheres precisam ser incentivadas a seguir em áreas que são estratégicas dos bancos e empresas, e não apenas áreas de apoio”, explica Carolina.

Ao todo, serão aproximadamente 10 painéis, a maior parte coordenada por executivas. Entre os nomes já confirmados para palestrar estão Denise Pavarina, Consultora associada a AGGREGO, Vice Chair do TCFD (FSB), Task Force on Climate-related Financial Disclosures, Sônia Favaretto, Presidente do Conselho Consultivo da GRI Brasil, Vice-presidente do Conselho Técnico-Consultivo do CDP LA, Fernanda Camargo, Sócia fundadora da Wright Capital, Marta Pinheiro, Partner|ESG & Business Development Director na XPInc, Ana Leoni, Superintendente de Educação Financeira da Anbima, Maitê Lourenço, Fundadora da Blackrocks e Martha Leonardis, sócia e head de responsabilidade social e eventos do BTG Pactual. Olhe a agenda completa aqui: https://yws.fin4she.org/

“A ideia ao trazer executivas tão consolidadas e respeitadas em suas áreas é mostrar para as jovens que sim, é possível ir bem longe. Os temas abordados vão passar pela questão das mulheres no board, insights para a carreira e os conceitos de ESG, empreendedorismo financeiro e também responsabilidade social”, diz a idealizadora.

De acordo com o relatório Mulheres no Setor Financeiro, produzido pela Oliver Wyman, o número de mulheres em cargos de CEOs nas principais empresas de serviços financeiros do mundo é de apenas 6%. Ainda que em posições de menor relevância dentro de uma companhia a disparidade seja menor, o cenário ainda é preocupante. Apenas 16% dos cargos de vice CEO são ocupados por profissionais do sexo feminino.

Se o objetivo é aumentar a participação de mulheres, nada mais importante do que aproximar jovens talentos do mercado financeiro. Para isso, junto com o evento será lançado o Banco de Currículos Fin4she, que irá proporcionar um caminho mais prático e direto para a diversidade e inclusão nas empresas. Inclusive, na própria inscrição, as participantes podem já fazer o upload de seus currículos, que será direcionado para departamentos de Recursos Humanos de empresas e agências de recrutamento.

“Nós queremos que a mulher esteja ali porque tem de estar. É preciso que haja percepção do valor da diversidade. Não é apenas modismo”, diz Carol.

É importante mencionar que uma parte de todo o valor arrecadado com o patrocínio do evento vai apoiar o Instituto Mundo Aflora, cuja missão é a reintegração de meninas que estão ou já estiveram no sistema de justiça juvenil, levando oportunidades para fazerem novas escolhas. Faz isso com apoio no desenvolvimento de vínculos, objetivos e novas habilidades para que as jovens mulheres tornem-se agentes de mudança na sociedade.

A Fin4She começou como um movimento, criado com o objetivo de aumentar a presença das mulheres no mercado de trabalho financeiro. Aos poucos criou corpo e hoje, além de eventos — o Fin4She Young Women Summit é o primeiro — também promove cursos como o Women Empowerment Program, programa de capacitação que envolve desenvolvimento de habilidades de comunicação e práticas de mentoria para mulheres.

Sobre o evento

Data: 22/10/2020

Local: Online — https://yws.fin4she.org/

Investimento: Gratuito

Inscrições:

https://yws.fin4she.org/

Programação

9h — Abertura

- Palestra Magna

- Mulheres no Board

- Certificações do Mercado Financeiro

- ESG & Investimento de impacto

- Insights que podem mudar a sua carreira

- Fintechs & Empreendedorismo financeiro

- Be-à-bá do Mercado Financeiro

- Gender Investing

- Responsabilidade Social em Tempos de Pandemia

O Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais (AJ) é uma associação sem fins lucrativos que visa aproximar os brasileiros do mercado financeiro - www.ajmc.br

O Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais (AJ) é uma associação sem fins lucrativos que visa aproximar os brasileiros do mercado financeiro - www.ajmc.br