Quer estudar educação financeira sem sair de casa e de graça? Conheça 4 cursos on-line que vão ajudá-lo

Lidar com dinheiro exige planejamento, dedicação e aprendizado contínuo, e com tanta informação disponível na internet, o assunto pode se tornar muito confuso

Image for post
Image for post

Por Daniel Emidio

Organizar as finanças, realizar um sonho ou aprender a investir melhor o dinheiro. Essas podem ser algumas das razões que levam as pessoas a pesquisar sobre um tema cada vez mais relevante: educação financeira. Lidar com dinheiro exige planejamento, dedicação e aprendizado contínuo, e com tanta informação disponível na internet, o assunto pode se tornar muito confuso. Analisando esse cenário, vem a pergunta: por onde começar?

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas instituições que oferecem conteúdos de qualidade, que vão ajudá-lo(a) a cuidar do seu patrimônio. Continue a leitura e comece a estudar de qualquer lugar e de graça. Confira!

  1. CVM — Comissão de Valores Mobiliários
Image for post
Image for post

Em algum momento enquanto pesquisava sobre o mercado financeiro, você já deve ter se deparado com a sigla CVM — Comissão de Valores Mobiliários. Ela é uma entidade vinculada ao Ministério da Fazenda que trabalha de forma independente para regulamentar o mercado de valores mobiliários, como ações, debêntures, fundos de investimentos, entre outros. Seu objetivo é oferecer aos investidores um ambiente seguro dentro do mercado de capitais.

Em sua plataforma, a CVM Educacional, você encontra cursos sobre matemática financeira básica, educação financeira para jovens, poupança e investimento. Ao final de cada curso, você recebe um certificado de conclusão. Para acessá-los, basta criar um usuário e senha no portal. Após confirmação do cadastro pelo e-mail, você poderá começar os cursos.

  1. B3 — Brasil, Bolsa, Balcão
Image for post
Image for post

Sediada em São Paulo, a B3, bolsa de valores do Brasil, oferece uma plataforma com conteúdo digital, a B3 Educação. O novo modelo, inaugurado em maio de 2020, faz parte da estratégia da instituição, aumentar o alcance dos conteúdos, migrando de uma atuação presencial para uma abordagem mais digital. O hub oferece informações sobre o mercado financeiro em diversos formatos como vídeos, podcasts e textos, que vão auxiliá-lo(a) em diferentes etapas da experiência sobre investimentos.

  1. ANBIMA
Image for post
Image for post

Se você deseja trabalhar no mercado financeiro, provavelmente já ouviu falar sobre a Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Ela é uma instituição que fala em nome de bancos, corretoras, distribuidoras e gestoras no mercado financeiro. Seu modelo de negócio é baseado em 4 pilares: informar, representar, autorregular e educar.

No último pilar, educação, em seu portal Anbima Cursos a entidade oferece diversos cursos que podem ajudá-lo(a) com diversos temas que variam desde conceitos básicos do mercado financeiro até os tipos de investimentos disponíveis aos investidores de varejo (nós, pessoas físicas) e institucionais. Além do mais, todos os cursos oferecem certificado de participação no final.

  1. FGV — Fundação Getúlio Vargas

Reconhecida pela formação de administradores qualificados para atuarem tanto nas áreas públicas quanto privada, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das instituições mais respeitadas do país. No portal FGV Educação Executiva é possível encontrar tanto cursos voltados ao planejamento financeiro das empresas, quanto cursos voltados à educação financeira, em parceria com a Icatu Seguros.

Entre as aulas disponíveis estão temas voltados a gestão financeira familiar, planejamento para a aposentadoria, como fazer investimentos e muito mais. Todos os cursos possuem carga horária a partir de 5 horas.

Agora que você conhece algumas empresas que oferecem cursos de finanças e educação financeira, basta se cadastrar em qualquer uma das páginas e começar a estudar! Lembre-se de pensar em formas de aplicar o conhecimento adquirido nas aulas em prática, uma forma não apenas de assimilar o conteúdo aprendido, mas também cuidar melhor de seu dinheiro.

E você, já estudou sobre educação financeira em alguma das instituições listadas aqui? Compartilhe conosco.

Written by

O Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais (AJ) é uma associação sem fins lucrativos que visa aproximar os brasileiros do mercado financeiro - www.ajmc.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store